Exposição “Expressão pela arte”

A promoção da saúde e as vantagens de investir em comunidades saudáveis deve ser incutida, na criança, desde tenra idade. Deve ser veiculada através da educação para a saúde, como estratégia, que privilegia o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Enquadra-se neste âmbito a expressão artística funcionando como estímulo para a sensibilidade, para a criatividade e para o imaginário infantil, para o desenvolvimento da habilidade manual, a valorização do meio ambiente e do mundo que a rodeia, bem como dos estilos de vida saudáveis.
Estes aspetos foram trabalhados, através de um concurso de desenho infantil, com um grupo de crianças e professores do 1º ciclo, do Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, em contexto da saúde escolar, no passado ano letivo. Foi valorizado o trabalho em parceria no qual estiveram envolvidos:
· Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Barcelos Norte, do ACeS Cávado III – Barcelos/Esposende;
· Professores do 1º ciclo e de EVT do referido    agrupamento;
· Fundação Mokichi Okada Association (MOA);
· Município de Barcelos;
· Junta de freguesia de Lijó;
· Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
Surge, então, esta exposição, como forma de valorizar, incrementar e dar visibilidade, junto da comunidade, aos trabalhos produzidos pelas crianças.