Olhares sobre os nossos direitos

Atividade realizada em parceria com o SABE e integrada no Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Na EB de Alvelos, os alunos do 4.º ano receberam as Técnicas da Biblioteca Municipal de Barcelos para realizar a atividade “Olhares sobres os nossos direitos”. Escutaram a leitura de duas histórias: “Girafriz aprende uma lição” e “Histórias com direitos” e ainda lerem outras histórias relacionadas com os Direitos da Criança.
O direito que analisaram foi o 19.º “Os Estados Partes tomam todas as medidas legislativas, administrativas, sociais e educativas adequadas à proteção da criança contra todas as formas de violência física ou mental, dano ou sevícia, abandono ou tratamento negligente, maus tratos ou exploração, incluindo a violência sexual, enquanto se encontrar sob a guarda de seus pais ou de um deles, dos representantes legais ou de qualquer outra pessoa a cuja guarda haja sido confiada.”
Um grupo de alunos ilustrou o 19.º direito, este será para construir um painel em azulejo que será colocado no muro da escola.
Terminaram com uma canção alusiva ao tema e o preenchimento de um questionário sobre a atividade.