Máscaras de Veneza na Biblioteca Municipal de Barcelos

Uma exposição de trabalhos do Agrupamento de Escolas Braga Oeste, está patente ao público, na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Barcelos. A presente exposição insere-se no âmbito da abordagem transversal de uma obra literária. O Agrupamento de Escolas Braga Oeste definiu, no início do presente ano letivo, o texto dramático “O Colar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, como a obra de articulação vertical. Todos os estabelecimentos de ensino foram convidados a “trabalhar”este texto, em diferentes perspectivas, abordagens e realizações.

Em Formação Cívica (1º ciclo) foi trabalhado o valor ”multiculturalidade” que proporcionou uma série de atividades de articulação, nomeadamente um workshop de máscaras venezianas promovido pelo subdepartamento de Educação Visual e Tecnológico (2º ciclo) e destinado aos educadores de infância e docentes do 1º ciclo. Realizou-se também para aqueles docentes um workshop de danças, onde se trabalhou a dança “Monferrina e Vitadoro”, de inspiração italiana. Esta atividade foi dinamizada pelo Subdepartamento de Educação Musical. Ambas as formações, realizaram-se na Escola EB 2,3 de Cabreiros.

Ainda no 1º ciclo, e no âmbito de Área de Projeto, foi trabalhada a “Arte do texto” sob a temática “Veneza” com a pesquisa e recolha de informações que permitiu aos alunos conhecer melhor esta cidade, o seu contexto económico, social e cultural e elaborarem máscaras que enquadraram a atividade de Carnaval e esta exposição. Trabalharam-se ainda plantas aromáticas e medicinais da época e especiarias. Criaram-se cartazes e marcadores de livros.

As crianças do Jardim-de-infância, em colaboração com os respetivos encarregados de educação, elaboraram máscaras de Veneza e colares.

Os alunos do 2º ciclo trabalharam a obra em Estudo Acompanhado e Língua Portuguesa e, nas aulas de Educação Visual e Tecnológica, elaboraram máscaras.

No período do Carnaval as máscaras criadas no Agrupamento estiveram expostas na biblioteca Escolar Mário Cláudio.