Câmara Municipal promove Semana Concelhia da Leitura

A apresentação do livro “OBAX”, do escritor e ilustrador brasileiro André Neves, no Centro Escolar de Lijó, no dia 19 de março, pelas 13h30, é um dos grandes momentos da Semana Concelhia da Leitura de Barcelos que vai realizar-se, de 17 a 21 março, envolvendo a grande maioria dos estabelecimentos de ensino do concelho, através da Rede de Bibliotecas Escolares.

André Neves é brasileiro, tem livros publicados em diversas editoras e ganhou vários prémios literários, entre os quais o “Prémio Luíz Jardim 2001 – melhor livro de imagem” e o “Prémio Jabuti 2011 – melhor livro infantil” com “OBAX”. Como escritor, recebeu também a menção honrosa no Prémio Jabuti 2003. Grande parte das suas obras têm o selo “Altamente Recomendável”, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. André dedica-se à arte de escrever e de ilustrar para crianças de todas as idades.Outro momento a destacar do vasto programa, é a realização da final do concurso de poesia “Pequenos Grandes Poetas”, no dia 21, pelas 21h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos. Este concurso contou com a participação de todos os estabelecimentos concelhios nos diferentes graus de ensino.

“A Voz da Poesia”, pela Escola Secundária de Barcelinhos, nos espaços públicos de Barcelos, “ Eu escrevo e tu pintas”, criação de marcadores de leitura, partilhados entre os alunos do pré-escolar (ilustração) e os alunos do 1.º Ciclo (escrita), na EB Galegos S. Martinho, são outros números do programa, que contempla ainda sessões de teatro. São elas: “O Cavaleiro da Dinamarca”, pelos alunos do 7º A, no Agrupamento de Escolas de Barcelos, “A Menina do Mar”, pela APACI, no Centro Social e Paroquial de Ucha, “Os Músicos de Bremen”, pelos alunos do 7º ano da EB2,3 Rosa Ramalho, na EB1 de Remelhe, “O Príncipe Nabo”, pelos alunos do 5º ano, na EBI de Fragoso.

Realizar-se-ão ainda feiras do livro na EBI de Fragoso e na Secundária Alcaides de Faria e na EB1 de Cambeses.

De destacar ainda as exposições “Patronos das Bibliotecas Escolares”, na Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz/Secundária de Barcelinhos, “Encrava Línguas”, com ilustrações de Anabelas Dias, da Editora Trinta por uma Linha, na EB1 de Cambeses e “O Português em sorrisos saudáveis: exposição de 800 “smiles”, com frases alusivas à saúde oral, no Agrupamento de Escolas de Fragoso, a exposição de fotografia “Olha a Língua”, na Escola Secundária Alcaides de Faria, e as exposições “Poesia Ilustrada”, na Biblioteca da EBI de Fragoso e “Boas Frases, mil sorrisos”, nas Bibliotecas da Escola Secundária de Barcelos e Abel Varzim.

Realizar-se-ão ainda diversas perfomances, “A Imortalidade das Palavras”, na Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz/Secundária de Barcelinhos, “Escritores entre nós” – sequência de happenings, encarnando figuras da nossa cultura literária (Camões, Pessoa, Eça, Camilo, Sophia, Florbela, Torga…), pelos  alunos do 3.º CEB da Escola Secundária Alcaides de Faria e “Cogitações do Senhor Brecht” – performance com base no livro O Senhor Brecht, de Gonçalo M. Tavares, na Escola Secundária Alcaides de Faria.

Haverá ainda um conjunto de iniciativas a que se deu o nome de “Partilha de Boas Práticas”, onde os alunos e professores das diversas escolas partilham, reciprocamente, atividades de animação da leitura.