A Câmara Municipal de Barcelos comemora Dia Mundial do Livro

A Câmara Municipal de Barcelos comemora o Dia Mundial do Livro com uma série de iniciativas que pretendem incentivar o gosto pela leitura e combater a iliteracia. O programa inicia-se no dia 21 de abril, sábado, pelas 21h30 horas, na Biblioteca Municipal, com a apresentação do romance “A Essência da Morte” do jovem escritor barcelense Filipe Lima, aluno do Colégio Didálvi.

No dia 23 de abril, dia em que se comemora a efeméride, a Biblioteca Municipal funcionará ininterruptamente, isto é, estará aberta ao público das 9h30 horas até às 24 horas. Nesse mesmo dia, o escritor Fernando Pinheiro deslocar-se-á à Escola de Tecnologia e Gestão para falar da sua obra, em prosa e poesia. À noite, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal, realiza-se o recital de poesia “Pequenos Grandes Poetas”. Trata-se do resultado de um concurso com o mesmo nome em que participaram as escolas do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.

No dia 24 de abril, também na Biblioteca Municipal, pelas 10h30 horas, será levada à cena, a peça “A Menina do Mar” (baseado na obra de Sofia de Mello Breyner Andersen) pelo grupo de teatro da Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas (APACI).

No dia 27 de abril, ainda na Biblioteca Municipal, às 10h30, será levada à cena a peça de teatro “Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garret, pelo grupo de teatro da Escola Secundária de Barcelos que repetirá às 21h30 horas, sendo ainda representado o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. O mesmo grupo levará à cena, nesse dia, pelas 14h30 horas, a peça “Branca de Neve.

O “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma Rosa Vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cevantes, falecidos exactamente a 23 de abril.

seo uzmanı

- buy instagram followers - vozol - instagram video download