Semana Concelhia da Leitura 2020

Encontro com escritores, apresentação de livros, realização de ateliês, horas do conto, sessões de leitura e sessões de escrita criativa, espetáculos de teatro e exposições, assinalam a Semana da Leitura do Município de Barcelos, de 9 a 14 de março, na Biblioteca Municipal e nas Bibliotecas Escolares.

Relativamente aos escritores, Miguel Borges, professor e autor de livros de ficção para a infância, e de livros de apoio escolar, vai estar presente no dia 9 de março, de manhã, nas EB Carreira e EB Chavão e, de tarde, na EB Oliveira. No dia seguinte, o ilustrador Sebastião Peixoto que, entre outros, ilustrou o livro “O Homem da Nuvem Escura”, vai falar deste livro, da parte da manhã, na EB Pereira e EB Gonçalo Nunes, e, da parte da tarde, no Centro Escolar de Lijó.

O escritor Pedro Pestana, terapeuta da fala e músico, vai estar presente, no dia 11, da parte da manhã, na EB Cambeses e EB Barqueiros e, da parte da tarde, na EB Silva. Também, neste dia, da parte da manhã, o escritor barcelense Rui Sousa Basto vai estar presente na EB Gonçalo Nunes.

A Semana Concelhia da Leitura tem como objetivo celebrar a leitura, o livro e o leitor, promovendo-se atividades para festejar a leitura como um ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências e um espaço de encontro criativo e colaborativo.

Consultar programa em https://semanadaleiturabar.wixsite.com/semanadaleitura2018

ESPETÁCULO “PEQUENOS GRANDES POETAS” (Adiado com data a designar)

Entretanto, o espetáculo “Pequenos Grande Poetas”, que encerra a Semana da Leitura, vai decorrer, no auditório da Biblioteca Municipal, nos dias 13 de março, pelas 21h, para os alunos do 2º e 3º CEB e Ensino Secundário, e 14 de Março, pelas 15h00, para os alunos do pré-escolar e 1º CEB.

Neste espetáculo vão participar os alunos finalistas dos agrupamentos de escolas concelhios, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Serão selecionados o melhor poema inédito e a melhor declamação do concelho de Barcelos, por nível etário.