Semana Concelhia da Leitura

A Semana Concelhia da Leitura, organizada pelos Pelouros da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Barcelos e pela RBEB – Rede de Bibliotecas de Barcelos, arranca a 3 de março e prolonga-se até ao dia 9 de março, na Biblioteca Municipal e na rede de bibliotecas do concelho.

O dia do arranque desta iniciativa marca, também, o centenário da morte de José de Beça e Menezes (1828-1918) com uma conferência intitulada “Cinco Artistas em Barcelos. Sousa Pinto, Ernesto Condeixa, Veloso Salgado, Teixeira Lopes e Cândido da Cunha”, que será proferido por Hugo Barreira, Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, às 16h00, na Biblioteca Municipal. A sessão, cuja entrada é livre, terá ainda a participação do pianista António Godinho.
Sessões de teatro, ateliês, escrita criativa e exposições integram também o programa da Semana Concelhia da Leitura, que procura fazer uma verdadeira festa da leitura.
De destacar a presença de escritores, como José Fanha e Daniel Completo, autores do livro “Galarotes, Diabinhos, Cabeçudos e Apitos”, que levarão à cena, no Teatro Gil Vicente, um espetáculo de música e poesia, no domingo, dia 4 de março, às 16h00.
No dia seguinte, de manhã, estarão, na EB/JI Martim e na EB Gamil e, de tarde, na EB/JI Cambeses.
Ainda no dia 5 de março, Victor Pinho, historiador e bibliotecário municipal, falará sobre “Um Século de Energia Elétrica em Barcelos”, durante a manhã, na Escola Secundária Alcaides de Faria, cuja exposição com o mesmo nome, estará patente durante todo o mês nesse estabelecimento de ensino.
Ainda nesse dia, de manhã, na EBI Fragoso, e de tarde, na EB Galegos Sta Maria, Rui Ramos, contador de histórias, falará do livro “A história engraçada de uma Biblioteca abandonada”, de Carlos Nuno Granja.
No dia seguinte, dia 6 de março, de manhã, na EB de Manhente, e de tarde, na EB Rosa Ramalho, falará do livro “O rapaz sem orelhas de burro”, de João Manuel Ribeiro.

Por sua vez, a ilustradora Alexandra Gonçalves apresentará os seus  livros “E o burro sou eu?” e “Não era uma vez, nem duas, nem três”, no dia 6 de março, durante a manhã, no Centro Escolar António Fogaça e na EB Gamil, e, de tarde, na EB/JI de Aldão – Vila Frescainha S. Martinho.
Rui Sousa Basto falará das suas obras, no dia 8 de março, de manhã, na EB 2,3 Gonçalo Nunes.
A encerrar a semana, no dia 9 de março, ao longo da manhã, no JI de Carapeços e Sta Leocádia e no JI de Vila Boa, e, durante a tarde, no JI de Arcozelo, Inácia Cruz, contadora de histórias, falará do livro “Salto, saltinho, saltão. Cantor de profissão”, de Júlio Borges.

- tiktok view bot - buy instagram followers