BarcELOS de Leitura

“ELOS DE LEITURA” é o lema escolhido para a Semana da Leitura no concelho de Barcelos. Uma iniciativa que leva às escolas, de 14 a 19 de março, um programa envolto em palavras e que levará os professores e os alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, de diversos estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos, a percorrem a cidade a declamar e a oferecer poemas a todos.

Um “intercâmbio” cultural onde todos terão a oportunidade de conviver com escritores e participar em diversas atividades: ateliês, teatro, palestras, declamação de poesia , exposições, cinema e feiras do livro.

Para Armandina Saleiro, Vereadora do Pelouro da educação, “o gosto pela leitura, pelo livro e pelas palavras tem de ser estimulado o mais cedo possível. São este “elos” para a vida que queremos criar e estabelecer com esta iniciativa”, que decorre, de 14 a 19 de março, em diversos estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos.

Do vasto programa organizado pelo Pelouro da Educação e Bibliotecas do Município de Barcelos e pela Rede de Bibliotecas de Barcelos, e que engloba encontros com escritores, ateliês, teatro, palestras, declamação de poesia, concursos, exposições, cinema e feiras do livro, merecem destaque as sessões concelhias que envolvem alunos das várias escolas do concelho. Assim, no dia 14 de março, pelas 14h30, alunos e professores percorrerão diversos espaços públicos, no centro da cidade, declamando e oferecendo poemas, no âmbito de um programa que se designa “ELOS E ELOS DE POEMAS”. No dia 18 de março, realizar-se-á o espetáculo “PEQUENOS GRANDES POETAS”, às 21h00, no auditório municipal, final do concurso concelhio, para seleção do melhor poema inédito e melhor declamação.

Durante a semana da leitura, os escritores e ilustradores, Joana Luísa Matos, Sebastião Peixoto, Alexandra Gandra e Luandino Vieira, Rui Sousa Basto, Lígia Truta, Minês Castanheira, André Fernandes e Nuno Higino, vão estar presentes em diversos estabelecimentos de ensino e Francisco Moita Flores, na Biblioteca Municipal de Barcelos, numa sessão aberta ao público em geral.

Também, na Biblioteca Municipal de Barcelos, no dia 19 de março, Dia do Pai, vai estar presente o escritor Pedro Seromenho que apresentará o livro “As gravatas do meu pai”, realizando-se ainda a oficina “Para ti pai”, atividade para pais e filhos.