Barcelos comemora o dia internacional dos Direitos Humanos

O Município de Barcelos e a Rede de Bibliotecas Escolares vão assinalar, mais uma vez, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com uma série de iniciativas, a realizar de 7 a 11 de dezembro.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos celebra-se anualmente a 10 de dezembro, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Dinamizadas pela Biblioteca Municipal de Barcelos, vão realizar-se uma série de atividades. No dia 9 de dezembro, às 9h30 e 10h30, no Centro Escolar Vale do Tamel, e às 14h00, na EB de Martim, realizar-se-á uma conversa com a escritora Manuela Mota Ribeiro subordinada ao tema “Os direitos e a cidadania”. Às 15h00, na Biblioteca Escolar Alcaide de Faria, passará o documentário “Sina de Cigano”, do jornalista Alberto Serra, a que se seguirá um debate.

Nos dias 9 e 11 de dezembro, às 14h00, respectivamente no Centro Escolar de Arcozelo e na Biblioteca Escolar  de Remelhe, realizar-se-á o ateliê “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, pela Biblioteca Municipal e Museu de Olaria de Barcelos.

No dia 11 dezembro, às 10h00  e 11h50, na  Biblioteca Escolar Abel Varzim haverá uma “Sensibilização para a Igualdade de Género”, com a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento.

No dia 10 de dezembro, a partir das 14h30, no auditório da Câmara Municipal, vai realizar-se uma sessão comemorativa, subordinada ao tema “Uma Carta, Um Sorriso”, com a participação dos alunos dos estabelecimentos de ensino que declamarão poesia e interpretarão trechos musicais e com intervenções de Fernanda Freitas, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas escolares, Alberto Serra, jornalista e animador cultural, Olinda Ribeiro, com experiência em missões, Victória Triães, da Aministia Internacional, e a quem serão entregues as cartas subscritas pelos alunos em prol de indivíduos e comunidades em risco, encerrando o Presidente da Câmara Municipal. A sessão terminará com uma largada de pombos.

Programa dia 10 de dezembro

Programa Biblioteca Municipal