Luísa Ducla Soares e Daniel Completo em Barcelos

Luísa Ducla Soares, uma das mais prestigiadas escritoras portuguesas, acompanhada pelo músico Daniel Completo, deslocam-se a Barcelos nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro para falar das suas obras com cerca de 900 alunos do pré-escolar e ensino básico.

Promovido pelo Pelouro da Educação e Bibliotecas da Câmara Municipal de Barcelos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, a escritora e o musico estarão em quatro sessões: no dia 19, às 9h30, no Centro Escolar de Arcozelo, às 11h00, na EB de Vila Boa e, às 14h00, na EB de Galegos Santa Maria; no dia 20, às 9h30 e 11h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos, para os alunos do Agrupamento de Escolas de Fragoso.

Nos trabalhos realizados em parceria, Daniel Completo e a escritora Luísa Ducla Soares, existe sempre uma constante procura de valorização dos temas, que fazem parte da nossa tradição literária, apresentando assim uma vertente pedagógica que valoriza junto das crianças, todo um imaginário.

Maria Luísa Bliebernicht Ducla Soares de Sottomayor Cardia nasceu em 1939, em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica, tendo trabalhado, desde 1979, na Biblioteca Nacional. A escritora iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista e colaborou em diversos jornais e revistas. Foi adjunta do Gabinete do Ministro da Educação, entre 1976 e 1978. É sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança, escreveu guiões televisivos e preparou diversos sítios na Internet, tendo concretizado, para o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, para o Ministério da Educação e para a Fundação Gulbenkian, diversas publicações de literatura infantil nacional e internacional. Vários poemas seus foram inclusivamente musicados.

A autora já publicou mais de 100 obras e é considerada uma das escritoras com maior visibilidade no mundo literário infanto-juvenil. Os seus livros encontram-se, aliás, traduzidos em diversas línguas, nomeadamente em francês, catalão, basco e galego. Em 2004, foi selecionada como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.

Daniel Completo nasceu em Lisboa em 1964. Licenciou-se em Educação Musical e iniciou a sua atividade como professor do ensino básico no ano de 2000. Unindo a música com as palavras, esteve ligado a um dos mais genuínos registos da Música Tradicional Portuguesa, integrando o grupo “Ronda dos Quatro Caminhos” durante 15 anos, trilhados na década de 80.

Daniel Completo realiza espetáculos infantis regularmente organizados por Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, entre outras entidades. Desenvolve também regularmente visitas de autor com ações de incentivo à leitura junto de escolas, bibliotecas e feiras do livro.