Semana da Ciência mobiliza escolas e bibliotecas de Barcelos

A Semana da Ciência, uma iniciativa do Município de Barcelos e da Rede de Bibliotecas de Barcelos que decorre até 29 de novembro, nas escolas, bibliotecas escolares e Biblioteca Municipal, teve um dos seus pontos altos com a conferência “O efeito do stress nas doenças degenerativas”, pelo Professor Catedrático Nuno Sousa, da Universidade do Minho, diretor do curso de Medicina da Escola de Ciências da Saúde e coordenador do Domínio de Investigação em Neurociências no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde.

A conferência, realizada no dia 26 de novembro, foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e contou com a presença da Vereadora do Pelouro da Educação, Armandina Saleiro, e de dezenas de alunos do ensino secundário do concelho que encheram o Auditório da Câmara Municipal e seguiram atentamente a lição do Professor Nuno Sousa.

Com o título “Matemáticos, Físicos e Cientistas”, a Semana da Ciência tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a ciência através de dezenas de atividades destinadas aos alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário. Compreende palestras, investigação e experiências, livros e leituras, jogos e campeonatos, exposições e cinema. Incluiu, também, visitas ao Champimóvel, estrutura de divulgação científica que estará disponível aos alunos do concelho no Largo do Município.
Até ao dia 26, estiveram presentes cerca de 500 alunos do ensino secundário nas palestras.

Centenas de alunos já participaram no Champimóvel

Até ao dia 28 de novembro, os alunos das escolas do concelho podem tomar contacto com a ciência e com novas tecnologias através do Champimóvel, uma estrutura de divulgação científica criada pela Fundação Champalimaud, destinada aos mais novos.

No sábado, dia 29 de novembro, o Champimóvel está acessível a qualquer criança ou jovem entre os 6 e os 8 anos (nesta idade, devem ser acompanhados por um responsável) e entre os 9 e os 14 anos.

Já participaram 820 alunos das escolas EB de Fragoso, EB Rosa Ramalho, Centro Escolar de Gilmonde, Centro Escolar de Barqueiros, EB Gonçalo Nunes, Centro Escolar Antóno Fogaça, EB de Manhente, Conservatório de Música de Barcelos e Colégio Menino de Deus. Irão ainda participar as escolas EB Abel Varzim, Secundária de Barcelinhos, Agrupamento Vale D´Este, Agrupamento Vale do Tamel, Agrupamento de Vila Cova, num total de 320 alunos. No sábado, está prevista a participação de 100 pessoas.