Escritores José Fanha e Daniel Completo em escolas do concelho

Numa iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal e Rede de Bibliotecas Escolares, o âmbito do programa de animação sócio-educativo e cultural junto dos alunos do 1.º Ciclo e dos Jardins de Infância do concelho, os escritores José Fanha e Daniel Completo deslocam-se a Barcelos nos próximos dias 26 e 27 de maio para falarem dos seus livros a cerca de setecentos alunos dos estabelecimentos escolares concelhios. José Fanha deslocar-se-á, no dia 26, de manhã, à EB1 de Areias de S. Vicente e, de tarde, ao Centro Escolar de Viatodos. No dia 27, estará, de manhã, na Escola Secundária de Barcelinhos e, de tarde, na Escola Gonçalo Nunes. Por sua vez, Daniel Completo, no dia 26, deslocar-se-á, de manhã, ao Centro Social e Paroquial de Manhente para os alunos dos Jardins de Infância de Galegos de Santa Maria, São Martinho, Manhente e à EB1 de Barcelinhos. De tarde, acompanhado de José Fanha, estará no Centro Escolar de Viatodos. No dia seguinte, deslocar-se-á, de manhã, ao Centro Social e Paroquial da Ucha para os alunos dos Jardins de Infância da Ucha, Oliveira e Areias de S. Vicente e ainda no Centro Escolar de Lijó, para os alunos dos Jardins de Infância e 1º Ciclo de Lijó, Santa Leocádia, Roriz e Tamel S. Pedro Fins, e, de tarde, ao Centro Escolar de Barqueiros. As sessões serão informais, interativas e acompanhadas de canções e terminarão com os autógrafos nos livros dos alunos.

Biografias dos Autores

José Fanha, arquiteto, poeta e escritor de literatura infanto-juvenil, é um dos escritores mais solicitados pelas escolas e um dos autores mais conceituados no país. Atua como poeta, divulgador de poesia e declamador. Desde 1969, tem participado em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados baladeiros ou cantores de protesto, entre os quais José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, entre outros.

Daniel Completo é licenciado em Educação Musical. Esteve ligado a um dos mais genuínos registos da Música Tradicional Portuguesa integrando o grupo “Ronda dos Quatro Caminhos”, durante 15 anos, trilhados na década de 80 e 90. Em 2005, grava o seu primeiro trabalho a solo intitulando-se “Finisterras”, seguindo-se a edição de vários trabalhos infantis “Cantarolando ao Sul”, em 2006 , “Histórias de Embaralhar”, em 2007, “No Reino da Abecelândia”, em 2008, e “Aqui Ali e Além…”, em 2009.

Compondo e interpretando histórias e poemas, através de uma parceria com a escritora Luísa Ducla Soares lança, em 2010, o livro+CD “Brincar com as Palavras”, em 2011, o livro+CD “O Som das Lengalengas”, livro este que, passado poucos meses, entraria para o Plano Nacional de Leitura, em 2012 “Lendas e Romances” e, em 2013, o livro “O Jantar dos Animais”, também com textos de Luísa Ducla Soares e ainda a participação de José Fanha. Num maravilhoso 3 em 1: Daniel Completo faz as cantigas, Luísa Ducla Soares os poemas e José Fanha, oferecendo a surpresa da sua voz, declama os seus versos.  Já em 2014, com José Fanha edita o livro “Mão no Chão e Pé no Ar”.