Exposição “Mãos (Es)forçadas” da Oikos, na Biblioteca Municipal de Barcelos

Vai estar patente ao público, na Biblioteca Municipal de Barcelos, de 6 a 28 de Fevereiro, a exposição itinerante “Mãos (Es)Forçadas”, organizada pela OIKOS. Esta exposição é fruto de um projecto de Educação para a Cidadania Global com o mesmo nome, que tem como principal objectivo sensibilizar a opinião pública para o fenómeno das migrações, tráfico de seres humanos e novas formas de trabalho escravo.

Constituída por seis painéis de grande impacto visual, organizados em duas estruturas circulares com três braços cada, pretende guiar a reflexão do visitante, propondo um percurso de (in)formação/reflexão e aprofundamento sobre o tráfico de migrantes e novas formas de exploração de mão-de-obra, através de dados, imagens, histórias de vida, perguntas e desafios.

Estima-se que, anualmente, mais de 2,4 milhões de pessoas sejam vítimas de tráfico. A OIKOS não é alheia a este flagelo, tendo iniciado o seu trabalho, nesta área, em 2004, com o projecto Mãos (es)Forçadas. Actualmente, através dos projectos (es)Forçadas e (des)Iguais e Mãos (re)Forçadas, a OIKOS desenvolve, a partir da sua delegação em Braga, uma nova intervenção com o objectivo de sensibilizar, (in)formar e mobilizar a população em torno dos fenómenos do tráfico de pessoas, da discriminação e da exploração laboral.

A exposição poderá ser visitada todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 9.30 ás 18 horas e aos sábados, das 9.30 às 13 horas.