Vencedores Pequenos Grandes Poetas

Já são conhecidos os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”, promovido pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares. O concurso desenrolou-se em duas sessões, e contou com a participação de cerca de 90 alunos de todos os estabelecimentos escolares concelhios, nos diferentes graus de ensino, desde o pré-escolar ao secundário.
Presente nos dois momentos do concurso, a vereadora dos pelouros da Educação e da Juventude saudou os participantes e mostrou-se feliz e entusiasmada pela forte adesão dos alunos e das escolas. Mariana Carvalho agradeceu o empenho dos professores na motivação dos alunos, e fez questão de sublinhar a importância da escrita poética e da declamação na formação dos alunos. Terminou desejando sucessos a todos os presentes nesta iniciativa.
Recorde-se que o concurso “Pequenos Grandes Poetas” está estruturado em duas modalidades: poemas inéditos declamados pelos autores; e a modalidade de declamadores.
À edição deste ano concorreram 90 alunos. Na sessão da tarde, participaram os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e, na sessão noturna, estiveram presentes os alunos do 2.º e 3.ºciclos do ensino básico e secundário.
Este concurso tem como objetivos promover hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa, e estimular a manifestação artística e a criatividade. O público-alvo são todos os alunos do concelho de Barcelos, que frequentam o ensino obrigatório.

Vencedores da edição 2022 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO
Pré-escolar
Gonçalo Faria Falcão Barbosa e Rodrigo Costa Sá | Jardim de Infância de Fonte Coberta
O Senhor Vento / Maria Alberta Menéres
1º Ciclo
Jaime Faria Moreira | Centro Escolar de Viatodos
Mais respeito, eu sou criança / Pedro Bandeira
2º Ciclo
Dinis Durão Cepa Castelo | Escola Básica e Secundária de Vila Cova
O Mostrengo / Fernando Pessoa
3º Ciclo
João Bernardo Costa Fernandes | Colégio La Salle
Cântico Negro / José Régio
Ensino Secundário
Rute Carolina Martins Miranda | Escola Básica e Secundária de Vila Cova
Quatro em Pessoa (Fernando Pessoa e heterónimos)

POEMA INÉDITO
1º Ciclo
A Paz no Mundo / Guilherme José Lobarinhas Garrido dos Santos | Escola Básica de Vila Boa
2º Ciclo
Mateus Garim Ferreira / Escrever como quem pinta | Escola Básica e Secundária Vale do Tamel
3º Ciclo
Gonçalo Eiras Miranda / Canoa da vida | Escola Básica e Secundária de Vila Cova
Ensino Secundário
João Guilherme Cardoso Gomes de Carvalho / E quando Portugal estiver em cinzas | Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Viatodos

 

 

seo uzmanı

- tiktok view bot