Barcelos comemora a Semana Concelhia da Leitura, 8 a 12 de março

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, que convida todas as escolas, bibliotecas e diversas entidades públicas e privadas a celebrarem a leitura com atividades que permitam festejar a leitura como ato de prazer, de imaginação e lugar de encontro, criativo e colaborativo.

De salientar as iniciativas da RBEB – Rede de Bibliotecas de Barcelos como as Leituras Inusitadas, o Mapa interativo de sugestões de leitura e o concurso Miúdos a Votos, que convidam os alunos a exercitar a leitura de uma forma divertida. Para participarem, só têm que clicar em “Onde te levam os livros?”, escrever um texto, adicionar locais sobre a obra que estão a ler ou inserir ficheiros áudio dos seus livros favoritos e “Desafio fotográfico“, colocarem uma foto com um livro, tirada no local mais insólito.

O Município de Barcelos associa-se novamente a esta iniciativa e, através da Rede de Bibliotecas de Barcelos, promove, de 8 a 12 de março, a Semana Concelhia da Leitura, cujo mote é Ler Sempre. Ler em qualquer lugar. Este ano em versão online, entre muitas outras atividades, destaca-se a presença da escritora Luísa Ducla Soares e do músico Daniel Completo, dia 8 de março, pelas 10h30 e a realização da conferência “Elogio do Livro e da Leitura”, proferida pelo Dr. Cândido Oliveira Martins, dia 11 de março, pelas 10h30.