Você está aqui: Entrada Escritor António Mota em Barcelos

Escritor António Mota em Barcelos

António Mota, com mais de cinco dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, desloca-se a Barcelos na próxima segunda-feira, dia 16 de maio, para várias sessões com os alunos dos estabelecimentos de ensino concelhio.

Às 10h00, na Biblioteca Municipal o escritor irá partilhar vivências com os alunos do Agrupamento de Escolas de Fragoso e, da parte da tarde, às 15h00, irá à Escola Básica Abel Varzim, em Vila Seca.
Durante as sessões irá partilhar com as crianças histórias, pontos de vista e impressões sobre personagens e enredos dos seus livros.

António Mota
António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de julho de 1957.  Em 2001, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, com ilustrações de André Letria.  Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Em 2008, foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública. Foi professor do Ensino Básico. Publicou o seu primeiro livro,  A Aldeia das Flores, em 1979. Com a obra O Rapaz de Louredo (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance Pedro Alecrim.  Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas. Em 2003, a obra O Sonho de Mariana ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português  e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projeto O Meu Brinquedo é um Livro.
Colaborou com vários jornais e participou em diversas ações organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação.

classificado em: